Autoestima: Quão importante é no local de trabalho

Autoestima: Quão importante é no local de trabalho

Nós todos sabemos que ter boa autoestima é uma parte fundamental da felicidade. Se não acreditarmos em nós mesmos, como conseguiremos alcançar nossos objetivos ou como nos sentimos  gratos pelas coisas que temos?

Há muitas informações sobre autoestima nos relacionamentos, amizades e vida cotidiana, mas quão importante é isso no local de trabalho?

autoestima

Os benefícios da alta autoestima.

Muitos médicos pesquisam a importância da autoestima, alguns discutem os benefícios específicos associados à alta autoestima nos colaboradores.

Os colaboradores que têm um alto nível de autoestima confiarão em seu raciocínio e julgamento, portanto, provavelmente tomarão melhores decisões. Ter essas qualidades também nos permite criar relações interpessoais e de trabalho mais eficazes, o que significa que podemos contribuir mais efetivamente para o ambiente de trabalho ao nosso redor.

Como líderes, altos níveis de autoestima significam que somos capazes de nos concentrar mais positivamente em outras pessoas e em seu desenvolvimento, em vez de gastar tempo reprimindo nosso próprio desempenho.

Não há dúvida sobre isso, um bom senso de autoestima tem um impacto sobre a maneira como operamos no local de trabalho, como lidamos com as pessoas e o quanto alcançamos em nossa carreira.

As desvantagens da baixa autoestima.

Ter baixa confiança é algo que afetou quase todos em algum momento de suas vidas. Uma vez que tenha sido amassado, pode ser difícil voltar e, infelizmente, tem um enorme impacto na nossa vida pessoal e profissional.

A baixa autoestima geralmente leva a um medo do novo e desconhecido e pode levar a comportamentos de trabalho improdutivos como sempre na defensiva, ser excessivamente complacente ou rebelde.

Como criar uma autoimagem mais positiva.

Somos o nosso crítico mais severo e ninguém é tão duro conosco como nós mesmos. Infelizmente, o viés negativo que temos sobre nós se torna um hábito e, em pouco tempo, criticar constantemente a forma como somos torna-se tão natural que nem percebemos que estamos fazendo isso.

Se você acha que pode estar sofrendo de problemas de autoestima, faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • Quando eu estava me sentindo melhor no trabalho?
  • Quando eu estava crescendo no trabalho?
  • Quando me envolvi em ações virtuosas no trabalho?
  • Quando me senti realmente bem no trabalho?
  • Quando fui validado por outros?
  • Quando eu estava crescendo e desenvolvendo todo o meu potencial no contexto do trabalho?

Tente pensar em um momento em que você se sentiu realmente bem consigo mesmo e no que estava fazendo para se sentir bem.

O que mudou desde então? Talvez você tenha um novo gerente ou colega com o qual se sinta um pouco ameaçado, você pode ter começado um novo emprego e não se sentir totalmente resolvido, ou talvez algo em sua vida pessoal esteja afetando seu desempenho no trabalho.

O passo mais importante é identificar o que está fazendo com que você se sinta baixo, porque até que você tenha feito isso é impossível superar a baixa autoestima.

O que os líderes podem fazer para promover a autoestima positiva no local de trabalho? 

Como líder, não é apenas importante que sua equipe tenha alta autoestima, é crucial que você também faça isso.

Como gerente, você pode incentivar uma reflexão ponderada. Seja na hora de realizar avaliações ou de um grande projeto ter acabado, não siga em frente antes de entender o que deu certo e dê um feedback cuidadoso aos indivíduos envolvidos.

Certifique-se de envolver toda a equipe. Algumas pessoas naturalmente contribuirão vocalmente, enquanto outras ficarão sentadas lá tranquilamente.

Isso não significa que eles estão fazendo menos trabalho ou que a qualidade não é tão boa, mas muitas vezes os funcionários mais silenciosos perdem elogios porque não estão gritando sobre o que estão fazendo.

Aproveite o tempo para agradecer a todos os membros da sua equipe e elogie o que deve acontecer.

Nos vemos no próximo episódio.

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades mensalmente!

2019-08-27T21:29:38-03:00

Deixe um comentário

PROJETO PUPILA

Fique por dentro de todas as novidades, inscrições e eventos, siga as nossas mídias sociais.

DÚVIDAS? FALE CONOSCO

  • 11.90000.0000
  • faleconosco@projetopupila.com.br